RECOMENDO
 
por Lulit
 

Recomendo: ‘HISTÓRIA DO BRASIL"
por Peninha Bueno (disponível em livro).
 
 
 
O bem-apessoado PENINHA BUENO transcreveu em sua maravilhosa versão da "História do Brasil", ilustrada por Ana Adams (e que todos os professores e pais deveriam ler), o seguinte texto de Lima Barreto:

"Mulato, desorganizado, incompreensível e incompreendido, era a única coisa que me encheria de satisfação, ser inteligente, muito e muito! A humanidade vive da inteligência e para a inteligência, e eu, inteligente, entraria por força na humanidade, isto é, na grande Humanidade de que quero fazer parte. (...) O homem, por intermédio da arte, não fica adstrito aos preconceitos e preceitos de seu tempo, de seu nascimento, de sua pátria, de sua raça; ele vai além disso, mais longe do que pode, para alcançar a vida total do Universo".

Peninha escreve, ainda, na página 64, edição da Folha de São Paulo:

Brasil Holandês: Futuro do Pretérito

"Sempre tão pródigo e eficiente na autodepreciação - cujo reflexo mais perverso e ambíguo talvez se manifeste numa auto-indulgência tão nefasta e enganosa quanto o desprezo que devota à própria imagem-, o Brasil enraizou em seu imaginário historiográfico a idéia de que poderia ter-se transformado num paraíso eficiente e produtivo, luzindo ao sol do trópico, caso tivesse permanecido sob o domínio holandês, livrando-se da indolente herança lusitana. Além do quadro psicológico tão revelador, que verdades históricas poderiam se esconder por trás deste anseio tão freqüentemente apresentado como fato? Um suposto Brasil holandês seria realmente melhor do que o real Brasil português? Nada permite supor que sim - pelo contrário."

Mas, Peninha, será que os coffee-shops não teriam vindo pra colônia?