PROBLEMA ÉTICO
por Jorge Furtado
Gostei muito da moeda do Real, chupada igualzinha do Franco. Em
publicidade o pessoal não dá muita bola pra esse negócio
de direito autoral. O negócio é fazer caixa. A campanha de
lançamento das novas moedas do real, mais propaganda oficial eleitoral
paga como o nosso meu seu dinheiro - assim como as próprias novas
moedas do real - pode ganhar prêmio nos festivais publicitários.
Alguns destes festivais dão prêmio em dinheiro. Se a campanha
de lançamento da nova moeda do real ganhar um prêmio em dinheiro
e ele for pago em reais o publicitário estaria recebendo, de volta,
o produto que ele mesmo criou. Isso fecharia um ciclo que coloca em risco
o equilíbrio do universo tal como o conhecemos. Mares se ergueriam
sobre a terra em chamas, irmão ofenderia irmão e o cordeiro
e a lebre iriam à loucura. Acho que o festival não deveria
correr esse risco. Quem sabe um prêmio especial do júri?