OS NEO-CORRUPTOS

por Carlos Gerbase

Tenho saudade dos anões do orçamento, que justificavam suas contas bancárias com vitórias na loteria. Tenho saudade dos pianistas do Congresso, da turma do PC Farias, das camisetas do Collor. Éramos felizes e não sabíamos. Os corruptos tinham a palavra "Corrupção" escrita na testa. Eles pintavam o cabelo de forma ridícula, rasuravam documentos oficiais com errorex, falavam alto demais nos restaurantes de Brasília, tinham esquema brega-vip nos aeroportos do Rio.

Agora tudo mudou. A corrupção, numa reengenharia muito eficiente, veste-se com elegância, corta o cabelo com discrição, tem histórico na luta contra a ditadura. Os neo-corruptos podem ser ex-exilados, ex-torturados, ex-guerrilheiros. Os neo-corruptos falam em "excluídos", em "justiça social" em "distribuição de renda". Os neo-corruptos aprenderam, primeiro na universidade e depois com seus marqueteiros, a dizer exatamente o que os eleitores esperam que eles digam.

Os neo-corruptos são a pior coisa que já aconteceu ao Brasil. Não podemos chamá-los de vagabundos, porque trabalham pra burro. Não podemos chamá-los de cafajestes, porque usam ternos Armani. Não podemos nem chamá-los de corruptos, porque eles têm os melhores advogados do País, sua corrupção não deixa marcas e pode até ser absolutamente legal. O pior de tudo: não podemos nem chamá-los de ladrões, porque o que eles roubam não é dinheiro. É poder. Eles até roubaram nossa alegria de apontá-los na rua e chamá-los de filhos-da-puta.

Mas eles são os maiores filhos-da-puta da história do Brasil. Eles estão aliados com os filhos-da-puta clássicos, que sustentaram a ditadura, que endividaram o País. Os neo-corruptos têm um plano para governar o Brasil nos próximos cem anos, aconteça o que acontecer, porque eles são maiores que a história. Os neo-corruptos apostam tudo nesta eleição. Mas eles não querem apenas a reeleição. Eles querem que a palavra corrupção seja abolida definitivamente do dicionário. E então teremos que arranjar outra, que eles vão abolir também. E assim por diante, até que todas as palavras negativas sejam eliminadas. O objetivo máximo dos neo-corruptos é acabar com o NÃO.