BAIANISMO MUSICAL

por Gabriel Brust

Sim, eu sou mais um que, como você, ama a boa música, seja ela de qualquer estilo, cantada em qualquer língua. E por isso não tenho qualquer tipo de preconceito com a música chamada de "baiana", enfim a música que vem do nordeste e que vem arrastando multidões. Há pouco tempo ela se limitava aos trio-elétricos e seus intermináveis carnavais, mas hoje basta ligar a tv ou o rádio que lá estará ela, seja no programa da Xuxa ou no do Ratinho. Até aí tudo bem.

Porém um fato que vem me irritando há muito é ver Gil e Caetano querendo convencer a população de que essa é a verdadeira "raíz da música brasileira" ou "é o suingue legitimamente brasileiro" ou coisas do tipo. Foi aí que um dia eu vi um reporter fazer a pergunta crucial e que eu estava esperando, a Gil: porque o vanerão gaúcho, por exemplo, não é considerado um rítmo "legitimamente brasileiro", ou "de raíz" ou como ele prefira chamar...? Não me recordo a resposta dada por Gil, e se não me recordo é porque ela não teve importância nenhuma, ou porque veio com aquele papo de raíz africana, que é a mesma coisa.

Mas a verdade é que a mídia ajudou a construir isso, glorificando a música baiana que, eu repito, sou um grande admirador, e não dando valor a outras culturas que, talvez não tenham tantos tambores, mas não por isso menos brasileiras.

A Tropicália ou o aclamado movimento "Mangue Bit" tiveram sua importância reconhecida e até foi dado mais valor do que elas realmente tiveram, já o movimento rock de Brasília dos anos 80, nunca é lembrado pela mídia. Deste movimento saíram grupos como Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. Outro dia vi Dinho Ouro-Preto, do Capital Inicial, grupo deste movimento, dizer que com o livro que está escrevendo sobre o rock de Brasília ele vai provar que eles foram tão importantes quanto a Tropicália. Que foram, isso eu não tenho dúvida, mas quero ver tu provares isso pra eles, Dinho. Enquanto essa cultura de "só oque vem da Bahia é brasileiro" continuar dominando a nossa imprensa, e enquanto a nossa imprensa continuar dominando o nosso país, estaremos sempre sujeitos a essa ditadura cultural imposta por ela com a ajuda de seus generais Gilberto Gil's.