Hoje (quarta-feira), Não e os 500 anos do Brasil
por Carlos Gerbase
 
 
Hoje, quarta-feira, 25 de maio de 1999, assisti ao Jornal Nacional para verificar como o mais importante programa de notícias da TV brasileira repercutia as duas últimas edições da Folha de São Paulo, que contêm amplo material sobre as manobras do governo federal na privatização das teles. No meio do terceiro ou quarto bloco, sem qualquer entrevista ou transcrição das inúmeras conversas grampeadas, um daqueles dois bonecos disse, num texto de mais ou menos 30 segundos, que as oposições planejam
formar uma CPI e acusar o Presidente da República por crime de responsabilidade. O governo, por sua vez, disse que o Presidente agiu pelo bem da Nação. Nenhuma novidade. Globo e governo federal apostam que a população deste País tem mais o que fazer e não vai brigar para depor mais um presidente. Provavelmente eles estão certos.


Hoje, quarta-feira, 25 de maio, li na Zero Hora que as oposições anunciam a CPI do Complexo Automotivo, que pretende provar que Olívio agiu mal ao não cumprir integralmente o contrato com a Ford. Maravilha! Querem culpar o governador por estar cumprindo aquilo que prometeu durante a campanha. Claro que não vão derrubar Olívio, mas pensam que é bom sacudi-lo um pouco e, principalmente, desgastar o PT um pouco. Provavelmente eles têm razão (e não têm vergonha). Mas aqui há uma novidade: quero ler sobre a CPI e só tenho informações de um dos lados da briga. O Correio do Povo não é exatamente uma Folha de S.Paulo.


Então um jornalista fez o que era óbvio: investigou a tal pesquisa da UFRGS sobre a opinião dos “gaúchos” sobre a saída da Ford. E descobriu coisas muito interessantes. Logo depois, mostrou como há uma  diferença substancial entre alguns números sobre empregos gerados pela Ford publicados pela Zero Hora e o que afirma a fonte citada pelo jornal.


Este jornalista, chamado Jorge Furtado, pertence a esta modestíssima publicação. O NÃO, queiramos ou não, hoje, quarta-feira, 25 de maio, é o segundo mais importante veículo de comunicação deste estado. Ou não?


Quanto aos 500 anos do Brasil, minha opinião, hoje, quarta-feira, 25 de maio, é que talvez não tenham valido a pena.


Mas amanhã é quinta, e o Não precisa continuar contando essa história.
 
 
Carlos Gerbase
gerbase@zaz.com.br
 



Carlos Gerbase escreveu este texto para o Não e embarcou, junto com sua equipe, na filmagem de seu longa Tolerância. O diário de filmagem está sendo publicado diariamente em http://ww7.zaz.com.br/cinema/tolerancia/home.htm. Acompanhe, mas depois volte para o...