A Zeta-Jones
de Peter K.
Dizem as más línguas que o atual domínio mundial que está sendo exercido, gradativamente, pelas mulheres, deve-se menos a sua capacidade superior e mais a desistência masculina. Não desistência por abandono da batalha, mas por redefinição de prioridades. Os homens teriam finalmente chegado a conclusão de que o verdadeiro final da história, no seu caso e não no do Fukuiama, encontrava-se na mesa do bar, diante de um chope gelado e de amigos que compartilhassem de seus infortúnios, de suas esperanças e de suas opiniões sobre as bundas passantes. Eu, particularmente, não sei se isto é verdade. Estou muito ocupado com o meu chope gelado e com esta bunda que está passando para pensar nisto.
Mas este assunto me veio exatamente porque, nesta mesa de bar, um dos meus amigos anunciou, com um certo pesar provocado pelo ciúmes, que a Catherine Zeta-Jones havia se casado (ou o equivalente americano), com o Michael Douglas. O tom de voz que ele empregou era claríssimo: "Porque ele e não eu ?". Assumi um ar de experiência e erudição, amparado na duvidosa vantagem de estar na casa dos 40 anos enquanto todos eles beiravam os trinta e poucos, e sentenciei: "Porque ele dá três por dia. No mínimo." Não sei se o olhar do Zeca, o nome do meu amigo, foi de espanto ou de incredulidade. Depois do 10-o chope esta é uma distinção quase impossível de se fazer. Além disto, eu estava muito mais concentrado no rosto moreno da Zeta-Jones do que nas pálpebras inchadas do Zeca.
¾ Pois sabe, Zeca, hoje as mulheres se dividem em apenas 4 grandes grupos ¾ delcarei. Tomei o resto do chope, pedi outro e me recostei na cadeira. Estava aberta a sessão de discursos de bêbados. Todos me compreendiam (é por isto que não há mulheres nestes lugares. Mas isto é outra história).
Silêncio.
¾ O primeiro, ¾ filosofei ¾ é o das desejáveis ricas. Estas vão continuar sendo desejáveis e ricas num futuro próximo, como o caso da nossa Zeta-Jones. Portanto, elas não estão interessadas nem em dinheiro nem em homens. Elas querem algo mais importante: sexo. Tipo assim uma trepada carinhosa de manhã cedo, uma rapidinha no banheiro ou na sacada de meio-dia, uma longa e quente tarde de luxúria, e uma noite de champagne e sexo selvagem. Aliás, é o que dizem que o tarado do Michael Douglas faz. Como isto é uma raridade, o que geralmente acontece é que elas transam de manhã com o motorista, ao meio-dia com o personal-trainer, passam as tardes com a melhor amiga e de noite com o próximo da fila, que certamente não será você, Zeca.
Enquanto ele fazia um ar de muchocho concentrado no seu chope, eu continuei.
¾ O segundo grupo é o das desejáveis não ricas. Estas, vão continuar sendo desejáveis, mas não por muito tempo. Portanto, sua prioridade absoluta é ficar ricas. Logo, se você não é um Onassis, um grande produtor de Hollywood ou um caça-talentos da Ford Models, tire seu cavalinho da chuva. Aliás, por falar em pé-de-chinelo, tu tá me devendo 10 paus, Zeca. Não te esquece.
O Zeca me mostrou o dedo médio de pé, me sugerindo tomar naquele lugar.
¾ O terceiro grupo ¾ emendei, já olhando preocupado para meu chope pela metade, ¾ é o das ricas não muito desejáveis. Estas, devido a um estranho fenômeno que está tornando os homens muito parecidos com as mulheres, estão tendo dificuldades de administrar a fila de interessados. E, com isto, estão podendo escolher os mais bonitos, com um mínimo de cérebro e com o pau grande. Não admira que aquela promotora quarentona tenha te dado um pé na bunda, Zeca.
O Zeca agarrou uma batata frita e estraçalhou-a nos dentes, enquanto lançava um olhar furioso para mim. Fiz uma cara de preocupado e mandei o resto do chope. Pedi outro.
¾ O quarto grupo é o das nem muito ricas, nem muito desejáveis. A princípio, este parece ser um grupo desinteressante. Engano. Este é um excelente grupo para quem procura uma namorada dedicada ou uma amante fogosa. O motivo é simples: sem as dádivas divinas da beleza ou da riqueza, elas são muito mais esforçadas. Para quem quer uma vida tranqüila, as mulheres deste grupo certamente são as mais recomendáveis.
¾ Isto significa esquecer a Zeta-Jones ? ¾ perguntou o Zeca, com o copo a caminho da boca.
¾ Não ¾ respondi com o dedo apontado para o garçom, tentando atraí-lo para a lamentável situação do meu copo vazio. ¾ O interessante é que com as mulheres deste último grupo você pode confessar seus desejos secretos por mulheres maravilhosas. Elas vão te lançar um olhar de complacência por tua infantilidade masculina e talvez deixem escapar um sorriso sarcástico pela tua petulância. Mas jamais dirão que tu não tens a mínima chance de agarrar a Zeta-Jones, até porque elas ficam se imaginando agarrando o Pierce Brosnam.
Olhei para aquela pilha de bolachas de chope em cima da mesa e concluí, tristemente, que estava na hora de ir embora.
¾ Bem, ¾ concluí ¾ existe ainda o último grupo, que são o das pobres e feias. Infelizmente, este grupo não tem lugar na história. Nem na minha.
O solteiros caíram na gargalhada. Os mal-casados baixaram os olhos, pensativos.
Me levantei, olhei para a minha aliança, balancei a cabeça e fui até o balcão atrás de mais um saideiro.