ITENS NÃO-ENVIADOS

Tomás Creus
 
 

O Giba tem a sua picaretagem dos “Itens Enviados”, que lhe permite publicar constantemente no Não sem precisar escrever nada de novo. Invejoso, eu decidi lançar a minha própria picaretagem: os "Itens Não-Enviados." Ou seja, aqueles e-mails que eu escrevi mas, após alguns minutos de reflexão, resolvi sabiamente não enviar. Aqui vai apenas uma pequena amostra.

Para Fernando Henrique Cardoso:

...E depois, que história maluca é essa de querer vender metade da Amazônia? Eu achava que o seu comportamento errático era causado por interesses políticos escusos, mas ultimamente venho suspeitando que seja fruto de alguma forma de loucura. O que aconteceu? Por quê você mudou tanto? Será que já esqueceu aquelas psicodélicas tardes dos anos 70 em que nós criamos juntos a "teoria da dependência"? Está certo que era uma época mais ingênua, e que também nós éramos bastante mais jovens (eu, por exemplo, tinha apenas 6 anos). Mas isso não é desculpa para você agora se dedicar a práticas políticas de caráter no mínimo duvidoso. O que é isso, companheiro?

Para Adriane Galisteu:

Mas, mudando de assunto, uma coisa que eu sempre tive curiosidade de perguntar a você é a sua opinião sobre se algum dia será possível estabelecer as bases teóricas que permitam unificar a teoria quântica com a teoria da relatividade, ou seja, em última análise, descobrir se existe uma ordem lógica no universo ou, ao contrário do que Einstein predisse, Deus realmente joga dados com o Cosmos, confirmando o princípio da incerteza de Heisenberg. Se você bem lembra, a constante de Planck...

Para Mike Tyson:

E digo mais, seu filho da puta: você não passa de um otário bundão!

Para Juliette Binoche:

Minha querida, tenho cada vez mais saudades das longas noites que passamos juntos, tanto em Londres como em Paris. Entendo que agora, depois da nominação ao Oscar, tenhas que passar tanto tempo longe de mim, nos EUA, promovendo o "Chocolate". Mas acredito também que parte da razão para teu afastamento tenha a ver com o meu breve affair com a Catherine Zeta-Jones. É natural que estejas aborrecida, mas eu já disse, meu bem: foi apenas uma experiência física, sem qualquer importância espiritual. Meu coração estava todo o tempo contigo. Por favor, me perdoa, e volta. Preciso de ti. Je t'aime, mon amour.

Para Giba Assis Brasil:

No começo até tinha sua graça. Mas agora, realmente, essa picaretagem dos “itens enviados” já foi longe demais. Sim, porque depois a mania pega e os outros colaboradores vão querer lançar seus próprios "itens enviados", enchendo o espaço do Não e o saco dos leitores sem criar nada de novo; e daí para algum imbecil começar a publicar seus "itens não-enviados", será apenas um passo. E aí, eu pergunto, onde é que iremos parar?!?