Odeio Outdoor! Alexandre Boechat
Odeio quase qualquer forma de propaganda ao ar livre. Especialmente outdoor e seus derivados, como os backlights e painéis eletrônicos. Eles deixam a cidade poluída com suas irrelevâncias, tiram a concentração de quem dirige, gastam energia elétrica de forma imbecil. Mas sobretudo são uma forma perversa de invasão de privacidade. Como um spam sem controle, atingem todas as pessoas por acaso vítimas do sentido da visão, sem possibilidade de escolha. Não podemos deixar de ver um treco destes. Não são como os demais meios de comunicação, que permitem a mudança de estação ou de canal. É uma forma de propaganda compulsória, não podemos sequer desligá-la. E fica cada vez pior, com a obsessão dos negociadores de mídia criarem novas formas de exposição a cada momento.
Na tv aberta e no rádio pelo menos recebemos como 'pagamento' por suportar comerciais a "magnífica" programação oferecida. Nos jornais e revistas, a justificativa é que a publicidade barateia o custo da publicação. Na internet os banners garantem nosso acesso aos mais diversos "serviços". Nas formas de propaganda ao ar livre o problema é nosso, enfiam as mensagens garganta a dentro feito um ganso de fazer patê e não dão nada em troca. Fora que em sua quase totalidade as coisas ainda são feias para dedéu. Quem acha que outdoor de São Paulo é escroto é que ainda não viu os do Rio. E daí só piora.
Quando tem eleição, então, fudeu.Impostos são a solução? Todos os meios já pagam impostos. Tinha é que proibir esta merda mesmo.
Mas e a liberdade de expressão? Liberdade de expressão é para divulgação de cultura/opinião/educação, não para vender cerveja ou curso de computador.
Outdoors foram pulverizados pelo mundo todo.