DANÇAR SOBRE ARQUITETURA
por Giba Assis Brasil
[mensagem para Jorge Furtado 11/01/2003]
"Alguém disse que falar sobre cinema é como dançar sobre arquitetura."
Não descobri a origem real da frase, mas pelo menos onde foi que a gente ouviu ela pela primeira vez. O original era sobre música, não cinema, e estava no filme da Laurie Anderson, "Home of the brave" (1986). Ela dizia: "Talking about music is like dancing about architecture." E em seguida perguntava pro público: "How about a square dance?"
Mas a autoria (ou a primazia) não é da Laurie Anderson. Ela própria disse numa entrevista que ouviu a frase do Steve Martin. Sítios na Internet dão com autor, alternadamente: Frank Zappa, William Burroughs, Charles Mingus, Miles Davis, Thelonius Monk...
Segundo um "caçador de citações" chamado Alan P. Scott, que tem uma página inteira sobre esta frase, Elvis Costello, numa entrevista ao "Musician Magazine" de outubro de 1983 (portanto 3 anos antes da Laurie Anderson), disse textualmente: "Writing about music is like dancing about architecture - it's a really stupid thing to want to do." E esta é a citação documentada mais antiga que o Alan Scott conseguiu encontrar.
Um cara chamado Barry Gilbert jura que muito tempo atrás ele e mais dois colegas, numa escola em Nova York, decidiram testar se "dançar sobre arquitetura" era assim tão estranho: "My friend Tom improvised on acoustic guitar, while my friend Don improvised poetry about architecture, and I interpreted it in 'dance'. It was altogether weird." Como ele se formou na primavera de 1981, afirma que ouviu a frase antes disso.
O jornalista e historiador de música Jon Burlingame diz que a frase é bem mais antiga, e de autoria da pianista Clara Schumann (1819-1896, mulher do compositor Robert Schumann). Em http://www.deccaclassics.com/music/soundtracks/playingbyheart.html, ele faz um comentário sobre a trilha sonora do filme "Playing by heart" (1998), em que o diretor e roteirista transformou a frase (que seria da Clara) numa linha de diálogo da personagem Joan (Angelina Jolie): "Talking about LOVE is like dancing about architecture".
Aliás, "Dancing about architecture" era pra ser o nome do filme, mas, segundo o Yahoo Movies (http://movies.yahoo.com/shop?d=hp&cf=prev&id=1808403638&intl=us), a MPAA achou o título muito parecido com "Dancing at Lughnasa" e exigiu a troca. Estranho, né?
Ah, a ironia final: o Burlingame não diz onde a Clara Schumann teria escrito a frase, e o Alan Scott termina dizendo que não conseguiu encontrá-la entre os volumosos escritos da moça. De fato, parece que a Clara era uma missivista compulsiva, e manteve um diário por muitos anos, quase todo o tempo falando sobre música.
Giba Assis Brasil
giba@portoweb.com.br
A pesquisa do "caçador de citações" Alan Scott sobre a frase
que relaciona dança e arquitetura foi atualizada pela última vez em 26/11/2003.
Quer saber mais?