COMO FAZER CINEMA EM LÍNGUA PORTUGUESA
por Luis Carlos Soares
bambufilmes@internacional.com
 

Em primeiro lugar tem que ter uma idéia. Nada de Insight. Apenas uma idéia na cabeça. Depois trate de colocá-la no papel, de maneira mais clara possível. Depois passe tudo para um computador pessoal, mas evite desktops. Para o desenvolvimento da idéia, a transformação dela num argumento, pode-se usar os portáteis, mas fuja de notebooks, são muito onerosos.

Depois, começa a fase das escaletas e dos tratamentos do roteiro. Nada de drafts ou scripts. Apenas roteiro.

Depois do roteiro pronto, registre-o e esqueça essa história de copyleft e copyright. Não se meta a contratar script doctor, viu? Se quiser, pague algum roteirista para que ele faça uma avaliação.

Depois escreva seu projeto e tente mostrar para alguns produtores. E se você não souber, peça para um produtor fazer um orçamento para seu projeto. Mas nada de Budget. E cuidado com essa coisa chamada low Budget.

Próximo passo é fazer um bom mostruário para poder vender seu filme, seu projeto. Faça um livrinho contando como vai realizá-lo. Nada de book ou folders. Apenas um livrinho. Se bem feito, é o suficiente. Ah, e nada de start money para o projeto. Procure sempre por verbas. Pode ser parceria também. Joint Venture? Negue-se.

Aí, comece então a visitar algumas empresas. Agende reuniões e pule fora dos meetings. Não tente fazer marketing tampouco merchandising. Existe uma coisa nova chamada Pitching. Esqueça! Apenas mostre seu projeto e explique às empresas como elas podem entrar em seu projeto. É um negócio mesmo. Nada de business.

Vamos dizer que você tenha obtido sucesso. Conseguiu recursos para o projeto. Agora vai virar filme Parabéns, você é bom. Mas nada de dar show.

Comece, então, a contratar a equipe técnica. Chame o seu produtor e comecem a definir as funções. Escolha o homem da imagem, o diretor de fotografia. Mas não cometa a gafe de chamar um gaffer, olhe lá, hein?  Também, nada de still. Use um fotógrafo de cena. Durante a filmagem, nunca deixe o pessoal da fotografia usar shorts. Permita bermudas e calções apenas. E se vir alguém utilizando tape, mande substituir por fitas, imediatamente. Ah, e se estiver escrito take na claquete, descubra quem fez isso e faça-o apagar e escrever tomada.

E oriente seu produtor para que no escritório de produção nunca utilize os serviços de office boy. Em seu lugar indique o velho e bom estafeta.

Para o elenco evite casting. Contrate um produtor de elenco. Também nunca permita que se use stand in.

Chame seu assistente de direção para com você compor a equipe de direção. E depois de toda a equipe montada, façam a decupagem do roteiro, mas evitem travellings. Use movimento com carrinho é muito mais simples e barato. Assim como Zoom e Closes, também evitem plongé ou contra-plongé. Todo mundo confunde. Para isso, usem mergulho e contra-mergulho. Todos entenderão. É só mostrar uma vez.

Eu não aconselho a fazer storyboard, mas se quiser desenhar todas as cenas, não tem problema.

Na alimentação, peça ao seu produtor para evitar fast food. O trivial brasileiro é ponto certo. A turma da pesada vai ficar extremamente feliz. Ah, e excluam com veemência essa coisa de coffe-break. Basta uma pausa para o cafezinho.

Na finalização procure um bom editor de som, nada de sound designer. E não seja radical permita-se trabalhar com um mixador, apesar de um misturador ser mais adequado.

Para que seu filme seja estudado no futuro, contrate um alguém para fazer uma obra em vídeo mostrando todos os passos que você percorreu para realizar esse filme. Esquive-se da onda do making of.

Para se aprimorar aconselho que continue estudando, pesquisando, faça cursos, oficinas e também bate-papos, mas passe longe de workshops.

Para finalizar deixo claro que este modesto tratado permite atualizações e aprimorações, pois a bem da verdade é similar a um work in progress.

Fiquem à vontade, Ok?