NÃO ESTAR E NÃO SER
por larissa bueno ambrosini
larissabueno@gmail.com


estranho. estranho o lugar, estranho as pessoas. depois acostumo. e aborreço. não sou desse rebanho, nem daquele. não quero que me degustem com parcimônia. quero ser integral.

olho diferente. mas são iguais. me exaspero sozinha. desligo. sinto pena. gasto duas horas e quarenta e nove minutos pensando estapafúrdios. me desloco e me insiro em frases curtas. não me percebem. eles estão aí, como eu estou pra eles.

converso profundamente com a palavra e com a orquestra. choro. preciso de tempo pra voltar. rápido, com pressa, vamos almoçar. calma, eu não cheguei ainda.

o otimista escreve distopias. escrevo que não compreendo. mas economizo o verbo. quero ser integral. desenvolvi um temperamento azedo por dentro. mas respeito alguma etiqueta. me reservo, antes de mandar à merda. mas gosto de comer bolo de batata com as mãos sujas de sexo.

não chego a Cortázar. visito minhas misérias apenas eventualmente. estranho até elas. pela eventualidade se vingam. mas fico contente. só de tomar café com bolo de laranja. de cheirar o pescoço do meu cavaleiro. de comprar um Weber usado. de tomar cerveja com meu colega da quinta série. de encontrar Gorki nos Titãs da Oratória. de jantar ‘penne’ com pantufas e amigos. de rir com Kostolanyi em Bom Jesus. de ser a noite no café da manhã e comer torradas nos pratos Andy Wharol.

companhia é legal. até no plural. mas a coletividade funciona só em tese. a antítese é mais eficiente, e a síntese só se opera utopicamente, se se excede o número dois. falta individualismo. não individualismo ‘homo economicus’. individualismo subjetividade.

com permezzo, mudemos o enquadramento. gentileza. amizade. criatividade. não é nova proposta, nem original. é a alma do homem sob o socialismo. não tenho governo, tenho elipses. meus sindicatos estão com problemas de lateralidade política. inverteram a bússola. nada grave, já que a longo prazo todos estaremos mortos, sem Keynes. e errados, com Sahlins.

fumo sem medida. não dou desculpas. quero ser integral. tomo notas no livro do desassossego e espero que meus cabelos cresçam mais rápido. coloco alho demais. tenho medo. e muito frio. vim de Ercília, preciso cortar os fios e ir embora.