PAREM ESTA GUERRA JÁ
por Dennis J. Kucinich*
"Parem esta guerra já. Ao ser cercada Bagdá é tempo de fazer com que a ONU volte a inspecionar a cidade e o resto do Iraque à procura de armas biológicas e químicas. Não deveria caber a nossas tropas o dever de encontrá-las, em combate, se é que o Iraque tem tais armas. Por que colocar as nossas tropas em maior risco? Nós podíamos ter os inspetores das Nações Unidas de volta.
Parem esta guerra já. Antes de enviarmos nossas tropas para um combate casa por casa em Bagdá, uma cidade de cinco milhões de habitantes. Antes de pedirmos às nossas tropas para arcar com o fardo de atirar em civis inocentes no nevoeiro da guerra.
Parem esta guerra já. Esta guerra foi promovida sobre mentiras e mentiras. O Iraque não foi responsável pelo 11 de Setembro. O Iraque não foi responsável por qualquer papel que a al-Qaeda possa ter tido no 11 de Setembro. O Iraque não foi responsável pelos ataques de anthrax neste país. O Iraque não tentou adquirir tecnologia de armas nucleares do Niger. Esta guerra é construída sobre falsidades.
Parem esta guerra já. Não estamos defendendo a América no Iraque. O Iraque não atacou esta nação. O Iraque não tem capacidade para atacar esta nação. Cada baixa de civil inocente representa uma ameaça para a América nos anos futuros e acabará por tornar a nossa nação menos segura. Os 75 bilhões de dólares suplementares precisam ser contestados porque cada centavo que gastamos nesta guerra torna a América ainda menos segura. Somente a cooperação internacional nos ajudará a fazer face ao desafio do terrorismo. Após o 11 de Setembro todos os americanos lembram que tivemos o apoio e a simpatia do mundo. Toda nação está pronta para dar assistência aos Estados Unidos no enfrentamento do desafio do terrorismo. E ainda assim, com esta guerra, desbaratamos a simpatia do mundo. Trouxemos sobre esta nação a raiva do mundo todo. Precisamos da cooperação do mundo, para encontrar os terroristas antes que eles venham às nossas costas.
Parem esta guerra já. Mais US$ 75 bilhões para a guerra. Três quartos de um trilhão para cortes fiscais, mas nenhum dinheiro para os benefícios dos veteranos. Sem dinheiro para a segurança social, mas dinheiro para a guerra. Temos dinheiro para explodir pontes sobre o Tigre e o Eufrates, mas não temos dinheiro para construir pontes nas nossas próprias cidades. Temos dinheiro para arruinar a saúde das crianças iraquianas, mas não temos dinheiro para consertar a saúde das nossas próprias crianças e para os nossos programas educacionais.
Parem esta guerra já. É errada. É ilegal. É injusta e dela não virá qualquer bem para este país.
Parem esta guerra já. Mostrem a nossa visão e a nossa humanidade, sejam capazes de pará-la, trazer novamente as Nações Unidas para o processo. Resgatar este momento. Resgatar esta nação de uma guerra que é errada, que é injusta, que é imoral.
Parem esta guerra já."
*congressista norte-americano (Partido Democrata, Ohio), líder da oposição à guerra ao Iraque na US House of Representatives. Pronunciamento feito em 2 de Abril. O original desta declaração encontra-se em http://www.kucinich.net/speeches.htm.